quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sustentabilidade e energia

Sustentabilidade é o termo utilizado para designar atividades humanas sem comprometer o futuro das futuras gerações, portanto, sustentabilidade está ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos atuais sem acabar com eles, para que eles existam futuramente.
Sustentabilidade tem a ver com energia limpa, ou seja, energia renovável, como por exemplo as energias eólicas e hidráulicas, porque estas não consomem recursos que no futuro poderiam deixar de existir, como o petróleo por exemplo.
Dono da matriz energética mais limpa do mundo industrializado, o Brasil mantém o ritmo de crescimento das fontes renováveis. Dados do Ministério de Minas e Energia revelam que 45,4% de toda a energia produzida no País em 2010 tem origem em recursos naturais que não são finitos. O uso de fontes limpas e renováveis de energia é importante no combate ao aquecimento do planeta, apontado por especialistas como causador de fenômenos climáticos severos como secas, furacões e enchentes, que geram prejuízos econômicos e afetam a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. O grande vilão é a emissão de gases poluentes, a partir da queima de combustíveis fósseis. Por isso, é necessário que os países industrializados diminuam as fontes poluentes como o carvão e o petróleo de suas matrizes energéticas.

No Brasil, o Ministério de Minas e Energia, por meio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), elabora e publica anualmente o Balanço Energético (BEN). Segundo dados preliminares do BEN 2011 (ano base 2010), a oferta de energia elétrica cresceu 9,1% e, neste recorte, a energia renovável que mais contribuiu foi a eólica, com 50,5% de incremento, seguida pela biomassa, que teve aumento de 18,1% em relação ao ano anterior.  No segmento dos combustíveis líquidos, foram registradas altas de 7,1% na produção de etanol e de 49,0% na de biodiesel. 
"http://revista.brasil.gov.br/reportagens/energias-renovaveis-avancam-no-brasil/energias-renovaveis-avancam-no-brasil"

Nenhum comentário:

Postar um comentário