segunda-feira, 15 de abril de 2013

Foguetes


Segundo a Nasa, foram os chineses quem  criaram os primeiros foguetes da maneira como conhecemos  Os foguetes são “veículos” que permitiram aos homens conseguirem chegar ao espaço. Um foguete é constituído por uma estrutura, um motor de propulsão por reação e uma carga útil. A estrutura serve para albergar os tanques de combustível e oxidante (comburente) e a carga útil. Chama-se também "foguete" ao motor de propulsão apenas.

Satélites

       Quando falamos em satélites, podemos estar falando tanto em satélite artificiais quanto satélites naturais. Satélites naturais são astros que circulam em torno de um planeta principal. Enquanto satélites artificiais são corpos criados pelo homem que orbitam a Terra e podem ser:Satélite meteorológico, Satélite espião, Satélite de comunicação.

A lei da gravitação universal



É uma força de atração que existe entre corpos, está relacionado às suas massas, ou seja, quantidade de matéria que são constituídos. A atração entre corpos na Física é chamada de gravidade. É a gravidade que mantém o universo unido.  Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra.
 A lei da gravitação universal foi formulada por Newton Conforme diz a lenda, uma maçã caiu sobre sua cabeça e, portanto observou que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela, este alguém seria a Terra, e sugeriu que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo.

Lei de Hubble



Hubble estudou a luz emitida pelas galáxias distantes, observando que o comprimento de onda em alguns casos era maior que aquele obtido em laboratório. Esse fenômeno, uma consequência do chamado Efeito Doppler, ocorre quando a fonte e o observador se movem um em relação ao outro. Quando se afastam um do outro, o comprimento de onda visto pelo observador aumenta, diminuindo quando fonte e observador se aproximam. Lei de Hubble, que afirma que as galáxias se afastam uma das outras com uma velocidade proporcional à sua distância.

A fórmula para a Constante de Hubble é dada em:V = H . R      
V = velocidade de afastamento |
| H = constante de Hubble |
| R = Distância da galáxia em relação à Terra

As leis de Kepler


 Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas
"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".Esta lei definiu que as órbitas não eram circunferências, como se supunha até então, mas sim elipses.
Segunda Lei de kepler: Lei das Áreas
"A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".Esta lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do SolPeriélio é o ponto mais próximo do Sol, onde o planeta orbita mais rapidamente. Afélio é o ponto mais afastado do Sol, onde o planeta move-se mais lentamente.
Terceira lei de Kepler: Lei dos tempos 
"Os quadrados dos períodos de translação dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores de suas órbitas".Ou seja, sendo T o período de revolução (ano do planeta) e D o semi-eixo maior da órbita de um planeta. Esta lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levará para completar sua volta em torno desta estrela. Terceira lei de Kepler: Lei dos tempos.

Galileu (a vida e a obra)

Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564, foi físico, matemático e astrônomo.  Durante sua juventude fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas.

E=mc²


Nela, E = energia, m = massa e c2 = velocidade da luz elevada ao quadrado. Sendo a velocidade da luz 300.000 Km/s ou, nas unidades do Sistema Internacional de Medidas
Na verdade, a parte relativista da equação se concentra no elemento "c", a velocidade da luz que, segundo a teoria da relatividade, é a única constante do universo. Ou seja, tempo, espaço, matéria e energia são relativos, mas a velocidade da luz no vácuo é sempre a mesma, independentemente do referencial adotado para medi-la.

Solstício e Equinócio


Solstício e equinócio são termos usados para denominar alguns dias do ano, os dias que iniciam algumas das estações do ano.
Solstício ocorre duas vezes no ano, em dezembro e em junho, no verão o dia será maior que a noite e no inverno a noite que será maior. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério.
Equinócio ocorre quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona inter tropical, ocorre nos meses de março e setembro.

História da astronomia


A astronomia é a ciência mais antiga de todas, desde o início dos tempos os homens utilizavam os astros para a sua localização, com o passar dos tempos criaram-se instrumentos que permitissem a descobertas de novas coisas no universo. Homens também se orientavam pelos astros para realizarem atividades necessárias para sua sobrevivência como a época de plantio.

Origem Sistema Solar


De acordo com os astrônomos, o tempo necessário para formação do Sistema Solar foi de, aproximadamente, 100 mil anos. 
A teoria mais aceita diz que a origem do Sistema Solar se deu pela formação de uma grande nuvem  formada  por gases e poeira cósmica, que em algum momento se contraiu e formou o sol.  

Big Bang



A explicação mais aceita sobre a origem do universo é a teoria do Big Bang.
Esta teoria foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître.
A teoria também demonstra que o universo não é estático, e a cada segundo que se passa ele está se expandindo, com isso, galáxias estão se afastando cada vez mais uma das outras, com isso no início dos tempos elas deveriam estar tão aproximadas que formassem apenas um ponto, uma só coisa.
 Segundo a teoria, por volta de 15 bilhões de anos, toda a matéria do universo se encontrava em apenas um único ponto, que se explodiu e deu origem a tudo que conhecemos e ao que também não conhecemos. Porém não se sabe ao certo como ocorreu o Big Bang, muito menos se sabe o que aconteceu antes da grande explosão.